sábado, 1 de junho de 2013

Cenário atual e o futuro dos videogames: WIIU - PLAYSTATION 4 - XBOX ONE


Olá pessoal!

Quem é ligado no mundo dos games sabe o quanto de ansiedade está envolvendo este período pré E3. Aqui cabe uma explicação para os menos informados: E3 é a maior feira de games do mundo, anual e onde praticamente tudo acontece ligado a games.

Ocorre que após um ciclo de aproximadamente 8 anos, serão lançados novos videogames da SONY, fabricante do Playstation, indo para sua versão 4 e a Microsoft, lançando seu terceiro XBOX que ela definiu como ONE. Cabe antes de entrar nesta questão, uma apresentação do terceiro elemento desta disputa.

A Nintendo já lançou seu videogame, chamado de WIIU, que trouxe sua plataforma para gráficos de alta definição, criou uma rede de jogadores e quis se aproximar dos jogadores mais adultos. Porém, essas caracteristicas já estão presentes nas plataformas atuais (XBOX 360 e PLAYSTATION 3), sendo seu diferencial, um controle em formato de tablet, oferecendo uma interação com sua tela sensível ao toque. Apesar de apresentar bons gráficos para o patamar atual, as produtoras não tem dado o devido suporte e suas vendas baixas e quando se faz uma comparação direta com os dois videogames que irão lançar, é nítida a diferença de proposta gráfica. Resta esperar para ver como o mercado vai se comportar no próximo ano já com as 3 plataformas lançadas. 

Voltando aos videogames que serão lançados, ambas as empresas fizeram conferências por conta própria para apresentação de seus equipamentos. Sem entrar em nenhum espírito competitivo, a expectativa criada pela SONY ficou maior do que a MICROSOFT. Isto ficou claro nas redes sociais e talvez pelo foco de cada apresentação.

Enquanto o Playstation 4 foi apresentado como uma central de jogos e interação multiplayer, o Xbox One foi mostrado como uma central multimídia, tv e jogos. O que atrapalhou muito a imagem do novo aparelho também foi a proibição do livre uso de jogos usados em outros videogames, sendo necessário pagar novamente para utilizar o jogo, num duro golpe em um mercado fortíssimo lá fora e crescendo no Brasil de jogos usados. A Sony ainda não se pronunciou, mas a julgar pelas reclamações dos gamers, certamente ela não irá encarar essa pressão.

As peças estão na mesa, falta montar o tabuleiro, que ocorrerá nos próximos meses. Quem levará a melhor?
 Especificações técnicas dos videogames (fonte: Tecmundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário