sábado, 25 de fevereiro de 2012

AXELAY - Super Nintendo

Diretamente da era de ouro dos jogos de tiro


Axelay é um  scrolling shooter (popular jogo de tiro com nave) desenvolvido nos bons momentos da empresa Konami em 1992. Foi lançado na sequência de séries de muito sucesso como Salamandra e Gradius. Axelay chamou muita atenção para os gráficos, muito bem elaborados, som de primeira, inimigos gigantes e complexos. Se pudesse eleger o ponto alto do jogo, este é a jogabilidade. O jogador pode escolher 3 diferentes tipos de armas, que aumentam em número conforme avança no jogo. A combinação dessas armas transformava o jogo numa diversão garantida.

Os chefes de fase do Axelay eram um capítulo a parte do jogo. Todos bem elaborados e gigantes na tela.

Esse cara simpático ai de cima foi capa de algumas revistas. Sem contar que derrotar ele dá um trabalhão.


Axelay levava o SNES (Super Nintendo) ao limite. O jogo abusa dos efeitos do videogame de MODE 7 e paralaxe. Esses efeitos combinados, mais o som do jogo o transformaram num verdadeiro ícone.
Axelay é considerado pela imprensa especializada e por este blog (que não é especializado :-) ) como um clássico do gênero. Na famosa eleição da revista Eletronic Gaming Mouth para os 100 maiores jogos da história, Axelay ficou na 91ª posição.

Curta abaixo a primeira fase de AXELAY



OBS1: Para os dias mais atuais, o jogo foi relançado sem modificações no Wii, no Virtual Console, sistema do console de compra de jogos clássicos.

OBS2: No oriente se lê Akusurei.

OBS3: O jogo foi programado por Hideo Ueda. Kazuhiko Ishida é creditado com "apoio" do projeto Axelay. Depois deixou a Konami para ajudar a fundar Treasure Co. Ltd. Taro Kudou compôs a trilha sonora do jogo.

Um comentário:

  1. Disparado um dos meus jogos favoritos de Snes, e um dos melhores jogos de nave de todos os tempos!

    ResponderExcluir